12 outubro 2011

A Maria



A Maria tem seis anos, quase acabados de fazer. Vi-a há duas semanas, e hoje achei-a diferente, mais crescida, com a voz mais grossa e gestos mais calmos... Depois do nosso jantar, quis que eu a fosse deitar e lá fui (adoro deitá-la). Guardámos as bonecas e os seus carrinhos nos sítios, entalei-lhe os lençóis e sentei-me, porque já sabia que ela me iria pedir ou uma história, ou uma música, como sempre. Desta vez pediu música (e ainda bem, porque hoje não me apetecia contar histórias). Apaguei as luzes e sentei-me outra vez. Aos bocadinhos consegui voltar a distinguir os contornos da carinha dela, e vi os lábios da minha linda sobrinha abrir-se num sorriso à medida que eu ia cantando 'olha o céu lá no fundo do chapéu' (acho que começo sempre por esta). Quando acabei, pediu-me só mais uma, e claro que me virei para 'quando a Lua acordar', que é a minha canção de embalar preferida. Quando acabei, a Maria diz, com uma sobrancelha erguida: «Quando a Lua acordar, tu vais adormecer?», ao que eu respondo «Sim, então, quando o Sol desaparece e a lua vem, é hora de ir dormir...». Um segundo para pensar, e: «mas a Lua às vezes aparece de dia!». Deu-me vontade de rir e acabei por lhe dizer que quando a Lua aparece de dia ainda está meio dorminhoca, e que quando fica brilhante no escuro é que são horas de dormir. A resposta pareceu satisfazê-la minimamente, mas naquele momento percebi que não será por muito tempo. É que a minha sobrinha mais pequena está a crescer.

4 comentários:

Vespinha disse...

O meu sobrinho V. Também ainda está na idade da inocência... Mas aos 7 anos já começa a dar alguns indícios de que vai acabar por de lá sair, e eu não quero!

joana disse...

eu também nãoooo... ainda por cima ela é a mais pequenina, depois dela só os da minha irmã mais nova, que espero que venham daqui a muito tempo ehehe... mas é engraçado vê-los crescer, e termos mil memórias das mil e uma fases por que eles passam :)

CatCintra disse...

Depois dela podem não ser sobrinhos!! :P eheh bjs

joana disse...

ahaha sim sim, mas isso ainda demoooooora :P