06 setembro 2012

O Sol

 
Fiquei chocada com a quantidade de gente, durante este verão, que via chegar à praia quando nós saíamos para almoçar. Às 12h30, às 13h, às 13h30. Ainda por cima, a maior parte com crianças. Nos dias que correm, com tanta informação sobre este assunto, tantos alertas, não compreendo como é possível isto continuar a acontecer. Só me apetecia abanar as pessoas com miúdos pequenos e gritar-lhes bem alto para dentro dos tímpanos. Acho que devia ser o suficiente para declarar um pai ou mãe negligente. Eu conto pelos dedos de uma mão o número de dias que passei inteiros na praia. E mesmo os que passava era pondo creme quase de hora a hora (e quando eu era adolescente as coisas não eram tão graves). Lembro-me que detestava a pausa para almoço. Arrumar as coisas todas, deixar os amigos na praia a divertir-se sem nós, subir as escadas intermináveis até casa e ter de esperar até às 16h, às vezes 16h30!, para voltar para baixo. Hoje em dia agradeço com todas as forças aos meus pais por sempre terem sido conscientes (em relação a este e outros assuntos que também me põem fora de mim) e sobretudo por me terem habituado a esse ritmo de praia, que é o que faço hoje, que não tenho ninguém a dizer-me para me secar, vestir, e seguir para casa. Prefiro mil vezes ter um bronzezito, uma corzinha, estar dourada e não preta, porque sei que foi por ter cuidado, por ir todos os dias almoçar a casa e voltar para a praia nunca antes das 17h30. E tive umas belíssimas semanas de praia, sol e mergulhos, sem ter arriscado a minha pele e a minha vida.
Dramático? Pois é.
Porque o sol É perigoso, por muito que a maior parte das pessoas lide com ele como um amigo divertido, bom para passar dias a fio na sua companhia. É bom, é ótimo, mas em demasia pode ter as consequências de que aqui se fala.
E para quê arriscar?

7 comentários:

Vespinha disse...

O vídeo é brutal...

Vespinha disse...

Weee! Já não há verificação de caracteres!

Vespinha disse...

Weee de novo!

joana disse...

ahaha é para tu veres como eu ligo ao que tu dizes! hihi

o vídeo é fabuloso. fiquei toda arrepiada e com lágrimas nos olhos... e em seguida pedi à minha mãe o número do dermatologista, que ando para lá ir desde que vim de férias e tenho deixado andar :) (a minha mãe é daquelas pessoas que descobriu mais do que a tempo e nao sofreu consequências nenhumas!)

Vespinha disse...

Tenho uma boa dermatologista, se quiseres também te dou o contacto.

CatCintra disse...

Partilho da mesma opinião!! E também agradeço aos meus pais e avós por também me obrigarem a subir aqueles 120 degraus (sim, ainda me lembro quantos eram!!eheh)...realmente custava mto!!...mas também agradeço aos teus pais, pois assim havia companhia de mais alguém p custar menos a passar o tempo de maior calor!...E foi nessas horas de almoço que fiquei viciada na Anatomia de Grey, q era o q íamos ver p tua casa, lembras-te? ;) P.S.: também agradeço o desaparecimento da verificação de caracteres, visto da última vez q comentei, só ter conseguido à 4ª vez lol. Bjs

joana disse...

ahaha adorei o teu comentário, cat!
e já nem me lembrava que tínhamos começado a ver a série em sesimbra! mais uma razão para agradecer, realmente... :)
e pelos vistos a história dos caracteres chateava toda a gente! lol...

ritinha: quanto ao dermatologista, em princípio marco para o meu, a não ser que não consiga :) obrigada!